sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dieta Sanguínea

Para quem não conhece, a Dieta Sanguínea é é a classificação dos alimentos de acordo com o grupo sangüíneo. desenvolvida pelo médico naturopata Peter J. d'Adamo e publicada em seu livro "Eat right for your type" (Alimente-se corretamente de acordo com seu tipo de sangue), publicado em 1996 nos EUA.

Um texto do Michael Klaper, diretor do institudo de Educação, Nutrição e Pesquisa de Toronto e pertencente à ADA (American Dietetic Assn - Organização maior de controle da Saúde Mundial) esclarece que a Dieta do Tipo Sanguíneo não é reconhecida, tampouco aprovada pelo Instituto de Nutrição Mundial (que distribui, guia e incentiva formalmente os nutricionistas de todo o mundo), mas é somente uma Teoria, encotrada em Eat Right For Your Type de Peter J. D’Adamo.

Klaper defende, fim das contas, que as constatações de D’Adamo a respeito do comportamento nutricional em função da tal Dieta têm danos imperceptíveis, principalmente quando comparados com os danos que uma alimentação carnívora pode causar, tal como desoxigenação e morte celular, altos indícios de formação de células cancerosas, quantidade de Iodo etc.

Para tal, ele refuta TODOS os argumentos apresentados pelo maior defensor da tese e autor do livro, o D’Adamo e conclui da seguinte forma:
“As pessoas deveriam ser encorajadas a comer iodo suficiente contido em nos alimentos orgânicos, e principalmente seguir uma dieta vegetariana ou vegan.” e acrescenta:
“Embora todos tenhamos necessidades nutricionais diferentes e pessoas diferentes são adequadas para diferentes tipos e quantidades de alimentos, não acredito que estas diferenças são significativamente determinadas pelo tipo de sangue. Certamente não encontrei nenhuma pesquisa ou prova científica em Eat Right For Your Type-me o que prova o contrário.

Aqui você encontra o texto original e mais uma porrada de referências super consistentes.

2 comentários:

Greti disse...

É óbvio que essa dieta não é cientificamente comprovada até pq comer carne faz mal é óbvio.
****
Quem usa esse tipo de coisa É PRA se defender do seu proprio comodismo de comer carne SÓ PQ É BOM mas sabe que essa é a argumentacao mais BURRA de todas.

maria eduarda disse...

e essa merdica toda errada passou no globo repórter ainda haha

ta bo ta bom :DD

Postar um comentário